LEMBRANÇAS DE NATAL
por Regilene Rodrigues Neves

Andei ilhas de sonhos
Feito criança andarilho de natais...
Pelas vitrines vislumbrei brinquedos
Que nunca brinquei... Mas nos meus olhos
Eram viagens de magias vindas em nuvens de fantasias
Num dia encantado de ilusões...

Trazendo para mim Papai Noel em noite de Natal
A ele eu abraçava meus sonhos de criança
Uma casa linda para minha querida mãe
Junto a uma família amada
Toda enfeitada para esperá-lo
E a árvore de natal mais linda reluzindo toda ela...

Meus pedidos todos enviados
A espera de por ele serem encontrados...

E assim esquecesse minha realidade...

Um pai alcoólatra que vivia espancando minha mãe
Querendo matá-la com meus irmãos
Sem nem mesmo ele saber por quê
Numa fúria vinda do além
Fazendo-me encolher e me esconder dos seus maus tratos
Incompreendidos nos olhos de uma simples criança...

Na nossa humilde casinha na beira do córrego
Faltava comida, faltava roupa, calçados
E sobravam sonhos...

Na lembrança...
As lágrimas choradas em silêncio da minha mãe
Nas noites varadas numa máquina de costura
Para matar nossa fome...

Sete vidas daquela barriga de amor
Criou-nos numa trajetória de dores
Desafetos tragos em herança
Também de menina sofrida
De um passado sem presente nem futuro...

No seu olhar as marcas do tempo
Um colar de sofrimentos envoltos
Num corpo maltratado
Numa alma cheia de escoriações...

Somente Deus era o apego
De uma esperança ano após anos
Crescendo entre dores e sofrimentos...

Mas o amor todos os dias era servido
Alimentando-nos de caráter e humildade
Em arrimo de forças extraídas do coração
E a Fé esgotada nas orações da minha amada mãe
Não me deixavam deixar morrer a esperança
Acreditava que dali Papai Noel iria me levar
Em seu trenó e renas de quimeras...  

Assim o natal acolheu-me por anos e anos
Da minha infância adormecendo minhas noites
De esperados natais onde não houvesse dores...
Nem fome nem maus tratos e sofrimentos...

Desejava que nos corações dos adultos: Papai Noel
Trouxesse de presente mais Amor!

Sem injustiças de guerras interiores e exteriores
Maltratando mães e filhos...
Que o mundo adulto compreendesse mais Fé
Para que o ódio não se propagasse assim entre nós...

Para que hoje eu tivesse uma ceia de Natal
Para servir aos meus filhos transbordando de riquezas
De amor e fraternidade e que o alimento do espírito
Fosse maior que o da matéria
Para que todo universo ficasse colorido
De rojões de Felicidade
E as famílias se juntassem
Em certeza de Deus entre os homens perdidos de Fé
Para que meus sonhos não fossem
Uma vã ilusão dos meus desejos...

E todas as crianças ganhassem o mesmo presente de Papai Noel
Um lindo Natal para todos os irmãos renascidos em Jesus
Igualdade... Fraternidade... Amor... Saúde e Paz
Estendidos em abraço do amor de Deus!

PERDOEM-ME ESSE POEMA TRISTE NUMA DATA TÃO MARCANTE PELA MAGIA ENVOLVIDA, É QUE APESAR DE JÁ TER VENCIDO MUITOS DESSES INFORTÚNIOS, AINDA PAIRA NA MINHA ALMA TRISTEZAS GUARDADAS DA MINHA INFÂNCIA QUE NESSA DATA TÃO CHEIA DE FANTASIAS E SONHOS REMETEM-ME A ESSA MELANCOLIA... 

DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL!







10 comentários:

  1. Belo alvorecer minha linda e doce amiga!
    Vc que me faz tanta falta e deixou tanta saudades no meu coração.
    Sabia que todos os dias penso em ti,e para aliviar essa saudade te coloquei no meu livro das melhores amigas.Para poder velar por ti sempre...
    Saudades das tuas escritas é visível...fazes falta mesmo...mas como amiga faz muito mais...
    Hoje vim aqui e te ver foi tudo de bom,mesmo que seja com esse poema triste,melancólico...mas não deixa de ser um poema e mais daqueles que só tú sabes redigir...e só eu para te beber nas palavras,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse ano muitas coisas aconteceram de bom e uma delas foi ter te conhecido...completou minha página dos bons amigos.
    Deixo esse espaço morrendo de saudades de vc,mas tenho que visitar os demais.
    Minha querida desejo um Natal de paz e de luz prá ti e familia !
    bjs de saudadesssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Regilene! Seu poema não é triste. É a realidade vivida por muitos e ainda hoje há famílias assim desestruturadas. Essas são marcas que nunca se apagam. Ficaram tatuadas. Não há como esquecê-las! Positivo nisso tudo é expressar o que vai em nosso íntimo. Escrever é um grande antídoto! Na maturidade podemos analisar e separar o que nos faz bem daquilo que nos magoa! Na sua fé, reze, ore pelos que sofrem e, assim celebraremos um Natal mais humano para todos! Sem o materialismo, mas espiritual tão somente! Abraço e felicidade sempre! Célia.

    ResponderExcluir
  3. Olá Regilene. Passando por aqui para desejar um Natal de Paz Harmonia e bençãos do menino Jesus. Boas Festas! Bjos.

    ResponderExcluir
  4. SIEMPRE USTED TAN SENSIBLE.
    BESOS

    ResponderExcluir
  5. Estas palabras mensajeras a traves de las distancias, deseo lleguen a ti y seres queridos , portadoras de cariño y energias de BienEstar:
    Que tú corazón esté ligero y tus bolsillos pesados.
    Que la Buena suerte te persiga.
    Que cada día y cada noche tengas muros contra el viento, y un techo para la lluvia.
    Que tengas alimento junto a la fogata y, risas para consolarte.
    Que aquellos a quienes amas estén cerca de ti,

    Y........todo lo que tú corazón desee!
    .
    FELIZ NAVIDAD!!!
    .
    Abuela Cyber

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga mais que especial!

    Que hoje seja tudo bem diferente apesar das lembranças!

    Que o seu natal seja lindo sempre junto aos seus!

    Jesus te ama e eu tambem!


    Beijos e seu coraçãozinho!

    FELIZ NATAL!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Regilene. Estou aqui para agradecer sua carinhosa visita e retribuir meus votos de um Ano Novo cheio de bençãos, Saúde, Paz e muitas realizações.! O Natal pra mim tem essa nostalgia e muito me emociona. Vc é muito especial! Tenha uma linda semana com Paz e Luz. Obrigada pelo carinho! È um prazer recebê-la. Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  8. QUERIDA AMIGA

    Os novos caminhos
    que estão surgindo
    te levarão com certeza
    para o destino do sucesso
    da alegria e da felicidade.
    O amor deve estar sempre presente
    na sua jornada.
    A coragem jamais deve deixar
    a sua bagagem.
    Que em cada ano novo
    você possa renovar as suas
    forças e suas idealizações
    muito sucesso no
    Ano Novo que se aproxima!

    ResponderExcluir