LEMBRANÇAS DE UMA MÃE
por Regilene Rodrigues Neves

Olhei para meu ventre
Adentrando as lembranças...
O exame positivo
Confirmando que seria mãe...

O que era ser mãe?
Ou como seria ser mãe
Num ser completamente despreparado
Naquela altura da sua vida
Já tão cheia de marcas...

Andando solitária pela rua
Com o resultado na mão
Fui me questionando...

Tantas interrogações e incertezas
Foram se aninhando no meu peito
O medo e o pânico
De sem saber como lidar
Com esse resultado positivo
Simplesmente paralisavam-me.

Mesmo já nos meus vinte três anos
A minha idade mental
Ainda era de uma menina tímida e sofrida
Que se apegou ao primeiro amor
Para acariciá-la um pouco das mazelas
Que cercaram sua vida...

Além da carência material
Em que fui criada
Havia uma enorme carência de amor na alma
Gerada por meus infortúnios...

Como ser mãe com essa herança
Para dar a um filho?

Pensei mil coisas num segundo
Até num aborto,
Mas imediatamente a culpa
Por esse pensamento
Feriu-me por dentro
E logo pedi perdão a Deus!

Naquele instante
Vesti-me de mãe
Transformei-me em leoa
Para defender minha cria
E em guerreira para vencer as batalhas
Que sabia seriam muitas...

A primeira seria as rejeições
Do pai e da própria família
Além de todo preconceito
Que enfrenta uma mãe solteira
Numa sociedade hipócrita.

Foram dias e anos de lutas desiguais
Para uma mulher nas minhas condições
Ainda com traços ingênuos e inocentes na alma
Teria que vencer a mim própria
Uma vida já tão sensível e frágil,

Mas a maternidade vem de Deus
E nos prepara corpo e alma para ser mãe!

Suportamos coisas
Que simplesmente não sabemos explicar
Tamanha grandeza que é ser mãe.

E assim ainda estou aprendendo a ser mãe
Com toda sua intensidade e força
Que um dia sustentei no ventre
Para gerar e amar meu filho
E no momento de concebê-lo
Deus se fez onipotente e pai
Preparando-me para a magnitude da criação!

Só tenho a agradecer a Deus
A graça que me foi concedida
Por duas vezes numa linda menina
Hoje com vinte e cinco anos
E num belo menino completando treze
Através deles conforto minha alma
Visto de alegria meus dias tristes
E sorrio para a vida
Mesmo ela tendo pegado pesado comigo
A felicidade de ser mãe é absoluta!

Em 11 de maio de 2012





6 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho em externar sua experiência maternal na mensagem! MÃE que assume sua missão é assim mesmo, até porque não há ex-mãe e muito menos ex-filho... É uma ligação eterna.
    Bj, Célia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga Regilene!
    Seu magnífico poema conta uma história emocionante de alguém que se tornou mãe. Depois de tantos impropérios, chegou à felicidade.
    Após muito padecer, veio o prazer, a satisfação de se ver eternizada por meio de sua geração.
    Ser mãe é sinônimo de uma infinidade de compromissos e, sobretudo, de amor.
    Ótimo poema, bela história, amiga!

    Feliz dia das mães!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo. Emocionante.
    Parece-me que "ser mãe" é uma lição cujos mestres repousam adormecidos na alma de mulheres como você, e que despertam para cumprir sua missão de anjos quando necessário.
    Feliz Dia das Mães, poetisa.

    ResponderExcluir
  4. Lindíssimo poema, meus parabéns!
    Vim lhe desejar um excelente, feliz e especial domingo Dia das Mães.
    Aceite meu abraço minha cara.

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimo poema, meus parabéns!
    Vim lhe desejar um excelente, feliz e especial domingo Dia das Mães.
    Aceite meu abraço minha cara.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida amiga
    Parabéns pelo DIA DAS MÃES que DEUS abençõe ricamente sua vida, prosperidade e bençãos sejam redobrados neste dia.UM BEIJINHO NO TEU CORAÇÃO .
    BRISA

    ResponderExcluir